MPT, UFT e FAPTO firmam Termo de Cooperação para realização de Projeto que vai investigar impacto do uso de agrotóxicos

Projeto de pesquisa foi intitulado de “Avaliação da Contaminação Ocupacional, Ambiental e em Alimentos por Agrotóxicos no Tocantins”

De acordo com o Relatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.

É sabido que sua utilização causa danos à saúde do consumidor e do trabalhador rural, que mantém contato direto com substâncias tóxicas. O objetivo do grupo de trabalho é apresentar informações fidedignas para dimensionar o tamanho do problema ambiental e humano da intensa exposição aos agrotóxicos.

Com essa missão, o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e no Tocantins (MPT-DF/TO), representado por seu procurador-chefe Erlan José Peixoto do Prado, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), representado pelo reitor Luís Eduardo Bovolato e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO), representado pelo seu diretor executivo Léo Araújo da Silva assinaram Termo de Cooperação para avaliar os níveis de contaminação principalmente nos alimentos e águas, apresentando os fatores ocupacionais, físicos ecológicos e antrópicos que possam influenciar nessa contaminação.

Ficou ajustado que os recursos financeiros de apoio à pesquisa serão oriundos de Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), Acordos Judiciais ou condenações decorrentes de Ações Civis Públicas, a partir de a atuação dos procuradores do Trabalho nos Municípios do Estado do Tocantins.

Já a UFT fica responsável por disponibilizar professores e técnicos para acompanhar as coletas e realizar as análises das amostras biológicas e ambientais. Além disso, a Universidade vai abrir suas dependências para a utilização de equipamentos e laboratórios.

Segundo o reitor Luís Eduardo Bovolato, a UFT entra no processo a partir de sua estrutura laboratorial. "Os pesquisadores coletarão e ensaiarão os resultados nos laboratórios, fornecendo o diagnóstico e o feedback das informações para o Ministério, que tomará as devidas providências cabíveis", explica.

A FAPTO vai gerenciar os recursos e executar os serviços, prestando contas, semestralmente, das ações e dos recursos investidos.

A procuradora do Trabalho Lilian Vilar Dantas também participou da reunião.

 

Imprimir