Metrópoles é vencedor nacional na categoria webjornalismo do Prêmio MPT de Jornalismo

Reportagem abordou a dura realidade dos trabalhadores de frigoríficos, setor com alto índice de acidentes de trabalho

Os jornalistas Kelly Almeida, Juliana Cavalcante e Otto Vale, do portal de notícias Metrópoles, foram os ganhadores regionais e nacionais do Prêmio MPT de Jornalismo, na categoria webjornalismo.

A matéria “Ossos do ofício: a rotina cruel dos trabalhadores de frigoríficos” abordou a dura realidade dos profissionais que laboram nos abatedouros e frigoríficos, destacando o elevado índice de acidentes no setor, com média diária de 50 vítimas. “É prestígio imenso ganhar o prêmio MPT Jornalismo. A iniciativa amplia o alcance do tema abordado na matéria. Desta forma, a sociedade se torna mais bem informada dos seus direitos. Esse é o principal ganho”, afirma Kelly Almeida.

Profissionais da impressa que atuam no Distrito Federal ainda levaram quatro prêmios regionais. A repórter Ana Lúcia Caldas, da Rádio Nacional de Brasília, venceu em radiojornalismo com a série: “Saúde, Drogas e Caminhões”. O Correio Braziliense conquistou o prêmio regional na categoria jornal impresso, com a matéria “Empoderamento feminino”, assinada por Ana Paula da Silva Lisboa. A reportagem especial “Inserção de pessoas com síndrome de down no mercado de trabalho”, do repórter Carlos Balbino, da TV TST / TV Justiça, recebeu troféu em Telejornalismo. O estudante Lucas Costa Valença, da Agência de Notícias UniCEUB, ganhou na categoria universitário com a reportagem “Perigo nas alturas: o risco de quem trabalha muito longe do chão”.

Os vencedores regionais recebem R$ 5 mil e a reportagem vencedora na categoria nacional arrecada mais R$ 15 mil.

Ao todo, a edição 2017 do Prêmio MPT de Jornalismo recebeu 422 inscrições. O Prêmio é uma iniciativa do órgão ministerial que visa incentivar a divulgação de reportagens na seara trabalhista. Temas como assédio moral, trabalho escravo, inclusão de pessoas com deficiência e meio ambiente de trabalho fazem parte desse rol de trabalhos premiados.

 

 

Imprimir