Estudantes da Estrutural (DF) participam, na PGT, de comemoração do Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas

Procuradores proferiram palestras sobre combate ao trabalho infantil e saúde e segurança nas escolas

Alunos e professores do Centro Educacional nº 01 da Cidade Estrutural (DF) participaram, na tarde desta terça-feira (10/10), de atividades na Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) em comemoração ao Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas.

Na ocasião, assistiram às palestras sobre os malefícios do trabalho infantil, proferida pela coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, procuradora Ana Maria Villa Real, e sobre segurança e saúde nas escolas, apresentada pelo coordenador Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), Leonardo Osório Mendonça. Também conheceram, em visita guiada, o Memorial do MPT.

Para a procuradora Ana Maria Villa Real o evento buscou conscientizar as crianças e os jovens sobre a importância da educação para quebrar o ciclo da pobreza e do analfabetismo. “Só a educação é capaz de romper esse ciclo. Um dos aspectos mais importantes no combate ao trabalho infantil é conscientizar a sociedade de que essa prática é uma grave violação de direitos humanos. Lugar de criança é na Escola”, afirma.

O procurador Leonardo Osório Mendonça destacou que o MPT tem realizado ações similares em outras unidades da Federação. “Grande parte dos acidentes de trabalho no nosso País acontece porque não existe uma cultura prevencionista. A prática existente, conforme ilustrado no filme apresentado às crianças, é a de que quando os acidentes acontecem é coisa do destino. Temos que adotar medidas preventivas e de precaução para evitar que qualquer tipo de acidente ocorra”, esclarece.

Na avaliação do professor Rafael Ayan, a abordagem dos temas foi enriquecedora, principalmente no aspecto da conscientização. “O Ministério Público do Trabalho se preparou para a atividade. Apresentou o tema de forma didática, por meio de vídeos e questionário com perguntas objetivas. A prevenção do trabalho infantil é muito importante, principalmente para que as crianças não sejam vítimas das piores formas de trabalho infantil, como por exemplo a exploração sexual, o trabalho no Lixão ou o trabalho infantil doméstico”, declara.

 

Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas

A Lei Federal nº 12.645, de 16 de maio de 2012, define o dia 10 de outubro como o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas. A data foi instituída para promover aproximação entre a escola e o mundo da segurança e saúde do trabalhador.

Nessa data, entidades governamentais e não governamentais podem, em parceria com as secretarias municipais e estaduais, desenvolver atividades com as crianças, tais como: palestras, concursos de frase ou redação, eleição de cipeiro escolar, além de visitações em empresas ou instituições públicas.

 

 

Imprimir