Inaugurada sede própria do MPT em Araguaína

Prestigiaram a solenidade procuradores do Trabalho e da República, promotores de Justiça, magistrados, advogados, parlamentares, entre outras autoridades

O Ministério Público do Trabalho em Araguaína inaugurou, na quarta-feira (8/8), sua sede própria. O prédio está localizado na Avenida Neief Murad, quadra 01, lote 01-A nº 895 – Bairro Jardim Goiás – Araguaína (TO).

Para o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins, Erlan José Peixoto do Prado, a nova sede é espaço de convivência e de trabalho, espaço digno, acolhedor, acessível, confortável, como devem ser as diversas casas da sociedade. “A inauguração da PTM de Araguaína confirma uma marca do Ministério Público: a unidade institucional não apenas no plano finalístico, mas também, nas ações administrativas em prol do bem comum, do serviço à nação brasileira que democraticamente nos elegeu defensores dos patamares mais significativos para a convivência social”, afirma.

No entendimento do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, essa sede representa muito bem o que deve ser uma sede do Ministério Público brasileiro. “Nada ostensivo, luxuoso, mas confortável e acolhedor para os membros, servidores e prestadores de serviços do MPT e, principalmente, para a sociedade que procura o Ministério Público do Trabalho. Para todos os trabalhadores, sindicalistas, empresários, administradores públicos. Que eles se sintam dentro de uma instituição que só pode existir se estiver sempre a serviço do público. Esse é o nosso trabalho: servir ao público”, completa.

Na avaliação da procuradora Ana Cláudia Rodrigues Bandeira Monteiro, diretora social e de eventos da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), a sede própria garante condições adequadas de trabalho, seja para os servidores ou para os trabalhadores que vão apresentar suas denúncias. “Mais um momento de consolidação, de reforço da teia da proteção social e dos direitos sociais pelo Ministério Público no Brasil. Estou com o coração cheio de satisfação pois tenho a convicção que essas novas instalações serão palco de muitas ações em prol da sociedade tocantinense e da população de Araguaína”, afirma.

A procuradora Cecilia Amália Cunha Santos, coordenadora da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Araguaína (TO), falou em nome dos membros e servidores do MPT. “O prédio foi planejado para servir à sociedade de Araguaína e toda sua área de abrangência, sendo construído com muito carinho visando, principalmente, se tornar um espaço para o acolhimento  da população. Tenho certeza de que corresponderemos aos desafios que nos serão apresentados, atendendo a todos: trabalhadores, advogados e empresários, com conforto, dignidade e presteza”, declara.

Participaram, também, do Evento, o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Sebastião Vieira Caixeta, o diretor-geral do MPT, Leomar Daroncho, o secretário de Relações Institucionais do MPT, Alessandro Santos de Miranda, o juiz titular da Vara do Trabalho de Araguaína, Rubens de Azevedo Marques Corbo, o coordenador da Procuradoria da República no Município de Araguaína, procurador Eron Freire dos Santos, o secretário de Estado de Saúde, Renato Jayme, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção de Araguaína, José Quezado, o delegado-chefe da Polícia Rodoviária Federal em Araguaína, Roberto Mendes de Almeida, o delegado-chefe da Polícia Federal em Araguaína, Tarcísio Junior Moreira Lima, procuradores do Trabalho e da República, promotores de Justiça, magistrados, advogados, parlamentares, entre outros.

A banda do Batalhão da Polícia Militar de Araguaína executou, sob a regência do maestro Subtenente Nogueira, o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Cidade de Araguaína.

 

Novas instalações

Com três pavimentos, o prédio tem 1.033,81m² de área construída. Conta com quatro gabinetes, duas salas de audiências, uma sala do cidadão, sala multiuso/auditório, biblioteca, sala de reunião, estacionamento para o público e atende a todas as normas de acessibilidade. Na construção do edifício, foram utilizados materiais recicláveis.

 

Cobertura da imprensa local

A inauguração da nova sede recebeu ampla divulgação na imprensa. Foram veiculadas reportagens na TV Anhanguera (filiada da TV Globo), na TV Record, na TV Band, na TVE Tocantins, além do Jornal do Tocantins, Portal AF Notícias, Portal de Notícias Voz do Bico, Surgiu, Rádio MPT, entre outros veículos de imprensa, que também noticiaram o Evento.

 

 

Imprimir