MPT e OIT lançam curso de qualificação para jovens negros

Noções de Cidadania, Democracia, Estado Democrático de Direito, gestão e empreendedorismo integram a Capacitação

O Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançaram, no último dia 4 de dezembro, o projeto “Igualando oportunidades, trabalho e cidadania” voltado para jovens universitários negros. Com 16 horas, o curso gratuito será ofertado pelo Espaço Multiplicidade Escritório Colaborativo. Interessados em participar, podem encaminhar e-mail para atendimento@espacomultiplicidade.com.br.

Na oportunidade, a especialista em recursos humanos Patrícia Santos proferiu a palestra “Mercado de Trabalho e Relações Raciais”. Patrícia é fundadora da EmpregueAfro, uma consultoria de Recursos Humanos focada na inclusão e retenção da pessoa negra no mercado de trabalho. É também colunista do programa Encontro com a Fátima Bernardes, da TV Globo.

A procuradora Ludmila Reis Brito Lopes explica que o Projeto de qualificação objetiva igualdade de oportunidades para os jovens negros. Ainda existe, de maneira muito forte, o racismo estrutural na sociedade. Precisamos trabalhar para que todos os espaços institucionais sejam espaços democráticos na sociedade e nas empresas. É uma questão da conscientização. Precisamos falar sobre o racismo para conseguirmos realmente nos libertar desse viés inconsciente de que existe lugarno mercado de trabalho específico para negros, para a população branca, apenas para mulheres ou para homens. Precisamos superar essa questão”, declara.

Para o vice-procurador-geral do Trabalho, Luiz Eduardo Guimarães Bojart, o Curso contribui com reparação histórica e social. “O Ministério Público do Trabalho vem adotando ações efetivas de resgate, de inclusão social e de inserção no mercado de trabalho de jovens negros. O Brasil foi constituído com um critério de desigualdade muito profundo desde os seus primórdios, desde o período colonial. O País tem essa dívida”, afirma.

A oficial técnica de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho do Escritório da OIT no Brasil, Thaís Dumet Faria, considera que a iniciativa possui grande relevância para público-alvo da Capacitação. “A parceria do MPT com a OIT vem já de longa data no sistema de promoção dos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Esse Projeto trata de tema muito sério no Brasil, que a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho sem discriminação. Ou seja, não é somente a inclusão das pessoas, mas a inserção com qualidade e com possibilidade de permanência e ascensão no mercado”, explica.

 

 

Imprimir