Procuradora Ana Cláudia Monteiro defende mais presença das mulheres na magistratura e no MP em roda de conversa no TRT10

Ela representou o MPT no Evento

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal Ana Cláudia Rodrigues Bandeira Monteiro participou, na tarde da quinta-feira (14/3), da roda de conversa sobre o tema: “Agora é que são elas: aspirações, dilemas e descobertas da mulher do século XXI” no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT).

“Desde sempre, vivemos em uma sociedade hierarquizada. E a mulher se inclui nessa situação de hierarquia em relação ao homem. Nessa perspectiva, a gente vê que há mil justificativas para que não se reconheça à mulher o mesmo direito que o homem tem para a mesma função, trabalhando com a mesma coisa. É preciso, antes de qualquer coisa, que as próprias mulheres reconheçam isso”, afirma a procuradora.

Para Ana Cláudia Monteiro, as funções da magistratura, assim como as do Ministério Público, não são fáceis, mas são nobres e importantes, e devem ser mais ocupadas por mulheres. “É uma honra pertencer à carreira do Ministério Público do Trabalho. Eu tenho certeza que cada vez mais, com a evolução da cultura, essas funções, que são árduas, mas maravilhosas, serão cada vez melhores e mais ocupadas pelas mulheres. Essa é a minha esperança”, declara.

A procuradora também realçou a importância de as mulheres ocuparem os espaços que eles desejarem ocupar. “A conversa daqui para frente, seja nos movimentos de mulheres ou nos movimentos feministas, tem que ser: por que não estamos chegando lá? Por que, muitas vezes, nós recusamos os cargos? Isso precisa ser trabalhado para que nós tenhamos plenas condições de estar onde quisermos”.

Além da procuradora, participaram da roda de conversa a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Cilene Ferreira Amaro Santos; a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região (Amatra10), Rosarita Caron; a advogada vice-presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Elise Correia; a diretora executiva nacional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem (SEST/SENAT), Nicole Goulart; a fundadora do Elas Pedem Vista, Manuela Falcão; a servidora do TRT-10, Christiane Lamounier, e o advogado do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), Joelson Dias.

 

Imprimir