Auditor-fiscal do Trabalho, Almir Chaves, fala sobre Segurança e Saúde no Trabalho Rural no Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos do DF

Na ocasião, foram apresentadas as atualizações no site oficial do Fórum

A procuradora Valesca de Morais do Monte, coordenadora do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos do Distrito Federal, destacou a necessidade mobilização dos parceiros para divulgação da página eletrônica para a sociedade do Distrito Federal. “Esse trabalho vai fortalecer o acesso aos conteúdos do site. Assim os estudantes, pesquisadores, produtores rurais e a sociedade de modo geral poderão acessar à página, quando desejarem realizar pesquisas”, explica.

O auditor-fiscal Almir Augusto Chaves, da Superintendência Regional do Trabalho do Distrito Federal do Ministério da Economia, palestrou sobre Segurança e Saúde no Trabalho Rural, destacando a necessidade de adequação do adicional de insalubridade para trabalhos com agrotóxicos. O especialista apresentou proposta de estudo da legislação brasileira sobre a segurança e saúde do trabalho rural, mais especificamente sobre agrotóxicos. “Incluir os agrotóxicos autorizados para utilização no país no Anexo 13, da NR 15, e definir critério para enquadramento da atividade de aplicação de agrotóxicos como insalubre”, defende.

Auditor-fiscal do Trabalho, Almir Augusto Chaves.
Auditor-fiscal do Trabalho, Almir Augusto Chaves.

O biólogo João Suender Moreira, da Vigilância Ambiental em Saúde, falou sobre dados divulgados na última semana, a respeito da presença de agrotóxicos em água para consumo humano nos municípios brasileiros.

O procurador Charles Lustosa Silvestre considerou a Reunião positiva. “Quantas questões tão importantes foram trazidas pelas pessoas certas nas poucas horas de hoje. Houve encaminhamentos sobre algumas questões e o alerta sobre outras. A cada Reunião, tenho a impressão que há muito que conhecer e deliberar sobre a política de segurança objeto do Fórum”, avalia.

A terceira reunião do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos do Distrito Federal foi realizada, na manhã de hoje (25/4), no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Participaram das discussões, a procuradora-geral de Justiça em exercício do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Selma Leite do Nascimento Sauerbronn de Souza, o procurador de Justiça, José Eduardo Sabo Paes, procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, os promotores de Justiça Cristina Rasia Montenegro e Paulo José Leite Farias, a defensora pública da União Thaís Aurélia Garcia, além dos representantes da Vigilância Ambiental, da Diretoria de Saúde do Trabalhador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Distrito Federal (Cerest-DF), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater), da Universidade de Brasília e Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV).

Para mais informações sobre o Fórum, acesse o site.

 

 

Imprimir