Sustentare apresenta plano de ação para minimizar danos à saúde dos trabalhadores em períodos de baixa umidade

Em resposta ao MPT, empresa afirma que adota procedimentos como fornecimento de protetor solar e uso obrigatório de EPI

Em audiência no Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), a procuradora Renata Coelho concedeu prazo de 30 dias para que a empresa apresentasse estudo que garantisse mais saúde e conforto aos empregados que trabalham a céu aberto.

Diante da solicitação ministerial, a Sustentare Saneamento S.A elaborou Plano de Ação com o objetivo de prevenir os principais efeitos causados pelo tempo seco e que os trabalhadores terceirizados responsáveis pela limpeza urbana de Brasília estão expostos.

A Sustentare é responsável por realizar o serviço de varrição das vias do Distrito Federal. De maio a outubro, Brasília sofre com a baixa umidade relativa do ar, que varia entre 20% e 30%.

A empresa vai fornecer o Equipamento de Proteção Individual obrigatório, que inclui camisa manga longa, calça, calçado de segurança, boné e luvas de proteção. Também está garantido a entrega de protetor solar com FPS superior ou igual a 30, fornecimento de bastão de cacau individual, de água potável e de soro fisiológico nasal individual.

Além dos itens indicados, a Sustentare, por recomendação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) – mantenedora do contrato – garante a redução da jornada de trabalho para os empregados terceirizados nos dias em que for declarado o estado de emergência em relação à baixa umidade, sendo o primeiro turno realizado das 6h às 13h e o segundo, das 16h às 23h.

 

Imprimir