Planaltina (DF) recebe MPT na Escola

Nesta terça-feira (26/8) foi a vez do Centro de Atendimento Integrado da Criança Assis Chateaubriand (CAIC) e do Centro de Ensino Mestre D'armas receberem a visita da procuradora do Trabalho Ana Cláudia Rodrigues Bandeira Monteiro, pelo projeto “MPT na Escola”.

 A procuradora esteve reunida por duas horas na Escola, transmitindo a experiência do Ministério Público no combate ao trabalho infantil, e recebendo importante retorno da situação real vivida dentro das salas de aula.

Em sua apresentação, explicou a proibição legal do trabalho infantil para menores de 14 anos e a possibilidade de capacitação dos menores aprendizes, a partir dessa idade, e com condições específicas, como a obrigatoriedade da ida a escola e o aprendizado no ambiente de trabalho.

Lembrou, também, que o educador na sala de aula, por meio da ligação direta com esses jovens, é o principal veículo na conscientização de pais e alunos. “A gente não pode se conformar com o trabalho infantil. O papel de vocês é oferecer uma abordagem diferenciada para alcançar essas crianças.”

Durante o encontro, houve ainda espaço para distribuição de material pedagógico, exposição de vídeos sobre o tema e debate com os professores. Neste último momento, a procuradora pôde ouvir as limitações da rede pública, como a evasão escolar. Agradeceu a oportunidade de também receber maior conhecimento sobre a realidade escolar daquela cidade.

Mayssa Michele, uma das professoras participantes, acredita na educação integral como solução. “Acho que a educação integral pode ajudar nesse cenário em que as crianças trabalham fora do horário das aulas. Porém, é preciso melhorar a infraestrutura de toda a Rede Pública para comportá-las.”

Imprimir