MPT-DF promove diálogo sobre empregabilidade e diversidade da população LBTQIAPN+

Grupo de Trabalho Regional foi instituído para tratar dessas questões

Na tarde de ontem (20/3), na sede do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), foi realizado diálogo sobre empregabilidade e diversidade, com enfoque no combate à discriminação da população LBTQIAPN+. O Evento foi marcado pela participação expressiva da comunidade, incluindo gestores de Recursos Humanos de diferentes empresas do Distrito Federal, e por simbolizar um ponto histórico para abertura da fala sobre o tema no órgão ministerial.

A procuradora-chefa Paula de Ávila e Silva Porto Nunes iniciou os trabalhos destacando que a porta do MPT-DF está sempre aberta para receber e acolher trabalhadores e trabalhadores. “O Ministério Público do Trabalho não tem outra razão de ser, se não fazer valer os direitos sociais. É a nossa missão institucional fazer valer a ordem jurídica, o regime democrático e os direitos sociais”, frisou.

Na sequência, a procuradora regional do Trabalho Ludmila Reis Brito Lopes, representando a procuradora-geral do Trabalho em exercício Maria Aparecida Gugel, reforçou que a inclusão é um valor institucional do Ministério Público do Trabalho. “Trabalhamos não apenas na atuação finalística, como também internamente. O MPT possui Comitê de Equidade com o objetivo de promover um letramento essencial sobre o tema, mudando mentes e consciências para evoluir.”

O procurador do Trabalho Eduardo Trajano Cesar dos Santos e o diretor regional José Antonio Coutinho Vinhas Duran também participaram da mesa de abertura, ressaltando a importância desse diálogo aberto.

A deputada federal Duda Salabert Rosa fez aprofundada fala sobre os desafios da empregabilidade de pessoas LBTQIAPN+ no Brasil, indicando a importância da mudança da situação atual. “Para transformar a sociedade, precisamos de duas engrenagens centrais: educação e política. Mudanças pontuais podem ser feitas, mas estruturais, só por meio dessas duas linhas”, pontuou.

O procurador do Trabalho Tiago Ranieri de Oliveira, da Procuradoria do Trabalho no Município de Anápolis, expôs o Projeto “Mais um sem dor”, demonstrando os produtos e resultados da iniciativa. A força da diversidade no mercado de trabalho foi tratada pelo presidente do Grupo Estruturação, Michel Platini Gomes Fernandes.

A promotora de Justiça do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Adalgiza Aguiar de Medeiros, direcionou sua fala ao enfrentamento à discriminação de pessoas LGBTQIAPN+, enquanto o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, ressaltou a importância do debate sobre a saúde mental e das condições de trabalho dessa população.

Vozes importantes da comunidade e de gestores de Recursos Humanos se manifestaram, apresentando suas visões sobre essas questões ao final.

Representando o Grupo Sabin, a coordenadora de Talentos Humanos Ana Flávia Briceño afirmou que a empresa se posiciona de maneira a praticar e reforçar a inclusão dentro de seu ambiente de trabalho, possuindo canais de comunicação para tratar sobre a discriminação. “As tratativas do Sabin visam a educação, promovendo um debate entre a organização e seus trabalhadores para que a inclusão e a diversidade entrem em pauta e sejam executadas.”

Ao final do Encontro, a procuradora-chefa Paula de Ávila anunciou a instituição do Grupo de Trabalho Regional de Empregabilidade LGBTQIAPN+, que será composto pela procuradora-chefa, pelo procurador Eduardo dos Santos, pela procuradora Geny Helena Fernandes Barroso Marques e pelo diretor regional José Duran. “O trabalho, com certeza, não para por aqui. A nossa busca é encontrar formatos em que todos tenham voz”, disse Paula de Ávila.

As fotos do Diálogo estão disponíveis no Flickr do MPT-DF/TO. O Evento foi transmitido ao vivo no YouTube e pode ser conferido, na íntegra, abaixo:

Imprimir