Stiab se compromete a observar procedimentos e prazos nas filiações
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Brasília (Stiab) firmou Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal, representado pela procuradora Marici Coelho de Barros Pereira.
O Stiab assumiu compromisso de instituir modelo de pedido de filiação e de agilidade no deferimento da solicitação de filiação no prazo máximo de 15 dias. O trabalhador deverá ser informado sobre o deferimento ou indeferimento do pedido via postal ou por meio de mensagem eletrônica.
O Ajuste também definiu que os pedidos de desfiliação independem de análise de documentos. O Sindicato deverá informar aos novos filiados os seus direitos e deveres. Terá de entregar carteira de associado ao novo filiado, no prazo máximo de 10 dias após a filiação. As filiações e desfiliações devem ser comunicadas em até dois dias uteis.
Se descumprir o TAC, o Stiab poderá pagar multa de 10 mil, por infração. O valor será revertido a um fundo ou entidade de interesse social em situação regular no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.