Audiência Pública discute subnotificação dos acidentes do trabalho no Distrito Federal

Em 2020, foram registrados 5.633 acidentes na Capital Federal, com 28 mortes

As procuradoras Marici Coelho de Barros Pereira e Carolina Pereira Mercante e o procurador Luis Paulo Villafañe Gomes Santos estão convocando Audiência Pública, para promover a Regularização das Notificações de Acidente de Trabalho. O Evento vai ser realizado no dia 28 de abril (quinta-feira), às 15h, de forma híbrida, presencialmente no auditório da Procuradoria-Geral do Trabalho e virtualmente pelo Canal TV MPT no YouTube.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Divino Valero Martins, e a diretora da Diretoria de Saúde do Trabalhador da SES-DF, Elaine Faria Melo, também participarão da Audiência.

A procuradora Marici Pereira fala sobre a importância da Notificação de acidentes no meio ambiente de trabalho. “A legislação exige o compartilhamento de informações de interesse para a saúde do trabalhador, mediante colaboração intra e intersetorial, entre as esferas de governo, e entre instituições, públicas e privadas, nacionais e internacionais.”

 

Números fatais

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, no ano de 2020 no Distrito Federal foram registrados mais de cinco mil acidentes no meio de ambiente de trabalho, com 28 vítimas fatais.

Quadro de acidentes de trabalho 2018-19-20
Quadro de acidentes de trabalho 2018-19-20

 

Abril Verde

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu essa data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A Audiência Pública integra os Projetos Nacionais do Ministério Público do Trabalho, como a Promoção da Regularização das Notificações de Acidente de Trabalho, o Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS e a Saúde na Saúde, para gerar informações que permitam identificar do que morrem e adoecem os trabalhadores, orientando políticas públicas para a Saúde dos Trabalhadores.

Será franqueada a palavra a todas e todos participantes que se inscreveram. Haverá certificado de participação.

 

Evento: Audiência Pública Incremento das Notificações de Acidente de Trabalho - CAT e SINAN
Local: Auditório do segundo andar da Procuradoria-Geral do Trabalho, Centro Empresarial CNC, Lote C, Torre A, SAUN Q 5, Brasília (DF)
Horário: 15 horas
Transmissão: Canal TV MPT

 

Imprimir