Recursos provenientes de Ação Civil Pública são destinados para entidades de interesse social com Projetos homologados pelo MPT-DF
O Juízo da 12ª Vara Trabalhista de Brasília deferiu as indicações do MPT-DF para cinco instituições sem fins lucrativos
O Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), representado pelo procurador Paulo Neto, destinou recursos originários da atuação finalística para Projetos apresentados por cinco entidades de interesse social e homologados pela procuradora-chefe Helena Fernandes Marques. Todas as contempladas estão em situação regular na Promotoria de Justiça de Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
A Projeto S.A. Servir e Amar foi atendida no Projeto de Infraestrutura Pedagógica - Cufa Empreenda - Jornada do Empreendedor. O responsável legal da associação, Bruno Silveira Kesseler, justifica que o Evento pode auxiliar no aumento dos ganhos, contribuindo para a saída da situação de vulnerabilidade dos jovens da periferia: “Cufa Empreenda é um curso em forma de jornada de empreendedorismo que tem como objetivo de ensinar, de forma teórica e prática, sobre empreendedorismo e a construção do plano de negócios, considerando, ainda, a realidade de cada participante”.
O Projeto para compra de um veículo para a Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Coraçõesfoi selecionado. A dirigente da Entidade, Elzabeth Aparecida Dourado, explica que o Pedido surge da necessidade de buscar melhorias dos serviços direcionados à formação das jovens e da missão social que a Congregação realiza no Distrito Federal. “O veículo dará condições e benefícios diretos de apoio essencial, de forma imediata e eficaz para o serviço de formações continuadas de caráter socioassistencial com auxílio alimentar aos moradores de rua e encontros de formação humana e espiritual realizadas nas comunidades acadêmicas e vulneráveis. O serviço é desenvolvido de forma gratuita por religiosas, grupo de leigos e voluntários”, declara Elzabeth Dourado.
A Associação Cruz de Malta teve dois Projetos acolhidos; o primeiro para aquisição e montagem de brinquedos em eucalipto tratado nas creches conveniadas com a Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal e o segundo, intitulado Projeto Segurança de Vigilância Eletrônica Ambiental, para compra de equipamentos e instalações que, de acordo com o presidente Volker Egon Bohne, irão garantir o monitoramento do ambiente, propiciando um local mais seguro.
O Projeto Cais Flutuante de Atracação, da Federação Brasiliense de Vela Adaptada(FBVA), com 65 metros quadrados, também foi contemplado O Projeto Social oferecido é totalmente gratuito, sendo o objetivo de a “Vela Para Todos” a busca, a inclusão e o desenvolvimento de terapia geradora de efetivo ganho na qualidade de vida das pessoas atendidas, quer pela melhora de suas percepções cognitivas quer pelo incremento de atividade com alto grau de sociabilização.
O Projeto desenvolvido pelo Instinto dos Direitos da Criança e Adolescente [GG1](Indica), objetivando a captação de recursos para contratação de Assessoria Técnica ao grupo de gestão colegiada da rede de cuidado e proteção de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência, foi agraciado. O diretor executivo do Indica, Benedito Rodrigues dos Santos, informa que a instituição promove uma cultura de respeito aos direitos humanos das crianças, dos adolescentes e dos jovens, participando nos esforços de enfrentamento de todas as formas de violências e violação dos direitos das crianças.
O montante ora transferido às entidades soma mais de R$ 1 milhão, procedente da Ação Civil Pública ajuizada pela procuradora Dinamar Cely Hoffmann, representando o MPT-DF, contra o Banco Bradesco S.A.
Processo nº 0001241-18.2013.5.10.0012