Caesb reduz impacto de carregamento de peso de embalagens de 25kgs de polieletrólitos
Após atuação do MPT, empresa pública melhorou condições de trabalho e encerrou com Inquérito Civil sem necessidade de TAC ou Ação Judicial
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) informou ao Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF) que promoveu três medidas para diminuir os impactos relacionados às atividades de abastecimento do silo dos preparadores. O destaque maior fica para instalação de estruturas que permitem fazer o abastecimento sem a necessidade de levantar a embalagem manualmente.
Para isso, a CAESB construiu uma estrutura de dois níveis em que um dispositivo de elevação motorizada (espécie de elevador) é responsável por subir a carga para o segundo nível, onde o trabalhador descarrega o produto.
A solução para reduzir o excesso de carga foi encontrada em comum acordo entre representantes da empresa e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Distrito Federal (Sindágua).
A CAESB informou que três unidades já contam com o equipamento e que em 100 dias, as 14 unidades da empresa estarão equipadas com a plataforma.
A procuradora Valesca de Morais do Monte, responsável pela condução do Inquérito Civil, elogiou a negociação entre sindicato e empresa e determinou o arquivamento resolutivo do procedimento.
Segundo a procuradora, “a situação foi corrigida, os riscos inerentes à execução do serviço foram diminuídos e evitados acidentes de trabalho a partir da construção coletiva de uma solução para o problema”.
Em 100 dias, a CAESB deve peticionar ao MPT, comprovando a integral instalação dos equipamentos nas demais unidades.
Inquérito Civil nº 000500.2018.10.000/0-07