Estudantes de Direito poderão assistir às audiências do MPT-DF/TO
Iniciativa inédita da Coordenação de Estágio concede oportunidade aos alunos
Proposta da Coordenação de Estágio do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins (MPT-DF/TO) – procuradora Ana Cristina Desirée Barreto Fonseca Tostes Ribeiro e procurador Joaquim Rodrigues Nascimento – busca inserir na prática jurídica a participação de alunos do curso de Direito nas audiências do MPT-DF/TO.
Em companhia do procurador-chefe Alessandro Santos de Miranda e do procurador Joaquim Rodrigues Nascimento, a procuradora Ana Cristina Tostes Ribeiro expôs os objetivos do projeto O Ministério Público do Trabalho, a Sociedade e o Cidadão e a importância do Encontro como primeiro passo para sua concretização. Para isso, apresentou aos coordenadores o Termo de Cooperação Técnica que vai ser celebrado entre o MPT e cada uma das escolas conveniadas.
“A Cooperação Técnica vai viabilizar a complementação do ensino e da aprendizagem, incluindo na disciplina da prática jurídica a possibilidade dos estudantes conhecerem o que faz e como faz na sua área de atuação o Ministério Público do Trabalho”, afirma a procuradora Ana Cristina Ribeiro.
Evilásio Vitorino de Castro Assunção, um dos coordenadores presentes no Encontro, reiterou a importância da parceria.
“Essa oportunidade é ímpar. Não temos como agradecer. Os alunos geralmente não participam por falta de convites. Tenho certeza que nossos acadêmicos virão assistir audiências no Ministério Público”, afirma o coordenador do curso de Direito da Faculdade Mauá de Brasília.
Para a coordenadora de Direito das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac), Isabela Guimarães Silva, a interlocução é fundamental.
“Acredito que a abertura de comunicação entre as instituições para aprimoramento do ensino da prática do direito só tem a fortalecer a ciência como um todo.”
O procurador-chefe abriu a possibilidade de os estudantes utilizarem a biblioteca da Décima para suas pesquisas e reforçou a disponibilidade para participação em eventos nas faculdades. “A biblioteca brevemente estará aberta aos estudantes para pesquisas. Outra possibilidade é a realização de visitas técnicas para a comunidade acadêmica conhecer mais de perto o MPT.”
Os convidados foram recebidos com café da manhã e depois conheceram as dependências da sede do MPT-DF.