• Informe-se
  • Notícias do MPT DF/TO
  • Audiência pública esclarece aos profissionais de saúde do Distrito Federal sobre a importância das Notificações de doenças e agravos relacionadas ao trabalho

Audiência pública esclarece aos profissionais de saúde do Distrito Federal sobre a importância das Notificações de doenças e agravos relacionadas ao trabalho

A procuradora Karol Teixeira de Oliveira, coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), foi quem convocou essa Audiência no quadrante do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho - lembrado sempre no 28 de abril - , ressaltou a importância do engajamento dos profissionais da saúde no combate ao elevado índice de subnotificação de doenças relacionadas ao trabalho.

“Temos grande preocupação com os acidentes de trabalho e os adoecimentos que não são registrados. Os casos não notificados acarretam consequências danosas para o setor previdenciário, na formulação de políticas públicas e para os trabalhadores e suas famílias,” aponta a procurador Karol de Oliveira.

Os especialistas demonstraram nas suas intervenções a necessidade de combater a subnotificação com esclarecimentos e treinamentos para os profissionais do setor hospitalar público e privado.

Elaine Faria Morelo, diretora de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, ofereceu apoio da Disat para capacitar os funcionários dos hospitais da rede privada. “Temos um quadro alarmante de subnotificações. O registro deve ser realizado obrigatoriamente pelos profissionais de todos os serviços de saúde, sejam eles públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, inclusive aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa, por meio dos sistemas de informação de saúde oficiais,” esclarece Elaine Morelo.

A procuradora Maria Nely Bezerra de Oliveira e o procurador Charles Lustosa Silvestre, ambos da Codemat, participaram da Audiência Pública, no contexto do Abril Verde.

Representantes da rede pública de saúde e da rede privada receberam informações sobre a importância da correta notificação de acidentes, doenças e agravos relacionadas ao Trabalho.

 

karo-texeira 1
karo-texeira 1

Imprimir