• Informe-se
  • Notícias do MPT DF/TO
  • Prestadora de serviços de telecomunicações, com mais de três mil trabalhadores no Brasil, firmou acordo judicial para respeitar jornada normal de seus empregados no Distrito Federal

Prestadora de serviços de telecomunicações, com mais de três mil trabalhadores no Brasil, firmou acordo judicial para respeitar jornada normal de seus empregados no Distrito Federal

O juízo da 21ª Vara do Trabalho de Brasília homologou integralmente o ajuste

A Ability Tecnologia e Serviços S.A. assumiu compromisso de fazer e não fazer, inclusive de se abster de prorrogar a jornada normal de trabalho além de o limite de duas horas extras diárias, nos termos previstos na legislação trabalhista. É o que estabelece, entre outras obrigações, o acordo judicial firmado entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF).

A empresa está obrigada a demonstrar, justificadamente e em cada caso, que as horas extraordinárias realizadas além de o limite legal decorrem de necessidade imperiosa, para fazer face a motivo de força maior, atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa causar prejuízo manifesto.

A Ability está obrigada a conceder aos empregados descanso semanal remunerado de 24 horas consecutivas no decorrer de cada período de sete dias, preferencialmente aos domingos, conforme estabelece a legislação.

As obrigações previstas no acordo dizem respeito aos empregados que prestam serviços no Distrito Federal.

O valor a ser pago a título de dano moral coletivo será revertido ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Para verificação do fiel cumprimento das obrigações ajustadas judicialmente, o MPT-DF ou a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal vai fiscalizar a regular observância do compromisso judicial.

A procuradora Maria Nely Bezerra de Oliveira, titular do 27º Ofício Especializado da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, foi quem ajuizou ação civil pública e estabeleceu o acordo judicial com a empresa.

Processo 0001126-18.2023.5.10.0021

Imprimir