Procuradora Ana Cláudia Monteiro fala sobre Educação para o Trabalho aos adolescentes da Cidade Estrutural
Os 47 estudantes da Cidade Estrutural, que frequentam o ensino médio dos Centros Educacionais 4 e 2 do Guará, ouviram atentamente às informações apresentadas pela procuradora Ana Cláudia Rodrigues Bandeira Monteiro sobre os principais direitos da criança e do adolescente no aspecto do trabalho, durante a realização do curso Preparação para o Primeiro Emprego, que está sendo realizado nesta semana na Faculdade Unicesp – Promove. O projeto é promovido pelo Centro Brasileiro de Promoção e Integração Social – Integrar, entidade de interesse social do Distrito Federal.
A procuradora Ana Cláudia Bandeira Monteiro, que é a coordenadora do Projeto MPT na Escola no Distrito Federal, falou sobre a importância dos programas de aprendizagem na formação profissional de jovens, além de apresentar exemplos de cidadania. “O trabalho não serve apenas para o sustento. É importante também para a realização pessoal. A educação é o ponto de partida.”
A necessidade de constante atualização das informações e dos procedimentos do trabalho, exigências das carreiras profissionais nos nossos dias, também foram assuntos abordados pela procuradora. “Para buscar o trabalho que queremos, precisamos de capacitação, conhecimento, aprendizado. O conhecimento é libertador”, completa.
Para a coordenadora do curso e diretora da Integrar, Eunice Correa Araujo, as informações trazidas pelo Ministério Público do Trabalho vão preparar os adolescentes para enfrentar o mercado de trabalho com mais maturidade e consciência dos seus direitos. “A procuradora Ana Cláudia passa para eles não apenas a responsabilidade, mas principalmente noções dos seus diretos, o que é muito importante para que não sejam explorados.”
Os estudantes Isabela Ohana, 14 anos, Eliendel da Silva, 18, Luciana Melo, 16, Rosane Pereira, 15, possuem muitos sonhos profissionais. Todos eles estão em dúvida sobre qual carreira seguir. Mas estão convictos de que a educação é fator indispensável na conquista de uma carreira.
“Meus pais me ensinaram que você tem que encontrar um emprego sólido e se firmar naquilo até se aposentar. Só que a procuradora me mostrou um caminho diferente. Mostrou que o melhor é se realizar profissionalmente, buscando se especializar pra crescer na carreira”, afirma Eliendel. “Se aperfeiçoar no emprego é o melhor, para ter futuro, salário e emprego melhores”, extraiu da palestra a secundarista Rosane. “Ela mostrou um percepção diferente, de não se acomodar, de buscar mais, estudando e se aperfeiçoando”, completa Luciana Melo.