• Informe-se
  • Notícias do MPT DF/TO
  • Procuradora-chefa Helena Marques se reúne com dirigentes sindicais de professores de escolas particulares do Distrito Federal e Palmas (TO)

Procuradora-chefa Helena Marques se reúne com dirigentes sindicais de professores de escolas particulares do Distrito Federal e Palmas (TO)

Durante o encontro, foi abordada a conjuntura desfavorável enfrentada pelos profissionais do setor educacional

Na manhã de hoje (21/12), a procuradora-chefa da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Helena Fernandes Barroso Marques, recebeu Aníbal Parente Fontoura, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Particulares de Palmas (Sintepp-TO); Trajano Jardim, vice-presidente do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF); Rodrigo de Paula, diretor jurídico do Sinproep-DF; e o assessor jurídico José Geraldo de Santana Oliveira.

O diretor jurídico do Sinproep-DF evidenciou a dura realidade educacional atual: “As creches, hoje, empregam aproximadamente oito mil trabalhadores, entre professores e auxiliares. Esses profissionais estão sofrendo com a falta de pagamento de salário. O repasse do GDF do décimo-terceiro, por exemplo, estáatrasado”, lamenta.

Os representantes do Sintepp-TO, também, destacaram a difícil situação vivenciada: “Trabalhadores foramdispensados sem receber seus direitos. Infelizmente, a falta de pagamento de verbas rescisórias e de décimo-terceiro são pequenas perto da realidade contratual imposta. Os profissionais da áreaeducacional enfrentam muitos percalços”, afirmam.

Procuradora-chefa em reunião com dirigentes sindicais de professores de escolas particulares do DF e Palmas (TO)
Procuradora-chefa em reunião com dirigentes sindicais de professores de escolas particulares do DF e Palmas (TO)

Nos próximos dias, estarão, na Procuradoria do Trabalho no Município de Palmas (TO), solicitando mediação para cumprimento do Acordo firmado com o sindicato patronal.

“Alguns sindicatos, pelo histórico de negociações, ainda conseguem se mobilizar para atuar ativamente, mas aqueles sindicatos pequenos, que carecem de financiamento, encaram muita dificuldade. Sendo assim, o Ministério Público do Trabalho tem sido nossa ‘trincheira de resistência’, dando dimensão a todo setor educacional”, ressaltaram os dirigentes sindicais.

Na oportunidade, a procuradora-chefa Helena Marques agendou visita institucional na sede do Sinproep-DF com os diretores, no início do próximo ano.

 

Imprimir