Procuradora-chefa Helena Marques se reúne com dirigentes sindicais de professores de escolas particulares do Distrito Federal e Palmas (TO)
Durante o encontro, foi abordada a conjuntura desfavorável enfrentada pelos profissionais do setor educacional
Na manhã de hoje (21/12), a procuradora-chefa da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Helena Fernandes Barroso Marques, recebeu Aníbal Parente Fontoura, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Particulares de Palmas (Sintepp-TO); Trajano Jardim, vice-presidente do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF); Rodrigo de Paula, diretor jurídico do Sinproep-DF; e o assessor jurídico José Geraldo de Santana Oliveira.
O diretor jurídico do Sinproep-DF evidenciou a dura realidade educacional atual: “As creches, hoje, empregam aproximadamente oito mil trabalhadores, entre professores e auxiliares. Esses profissionais estão sofrendo com a falta de pagamento de salário. O repasse do GDF do décimo-terceiro, por exemplo, estáatrasado”, lamenta.
Os representantes do Sintepp-TO, também, destacaram a difícil situação vivenciada: “Trabalhadores foramdispensados sem receber seus direitos. Infelizmente, a falta de pagamento de verbas rescisórias e de décimo-terceiro são pequenas perto da realidade contratual imposta. Os profissionais da áreaeducacional enfrentam muitos percalços”, afirmam.
Nos próximos dias, estarão, na Procuradoria do Trabalho no Município de Palmas (TO), solicitando mediação para cumprimento do Acordo firmado com o sindicato patronal.
“Alguns sindicatos, pelo histórico de negociações, ainda conseguem se mobilizar para atuar ativamente, mas aqueles sindicatos pequenos, que carecem de financiamento, encaram muita dificuldade. Sendo assim, o Ministério Público do Trabalho tem sido nossa ‘trincheira de resistência’, dando dimensão a todo setor educacional”, ressaltaram os dirigentes sindicais.
Na oportunidade, a procuradora-chefa Helena Marques agendou visita institucional na sede do Sinproep-DF com os diretores, no início do próximo ano.