Procurador-chefe Alessandro Santos participa de Painel no Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil
A prevenção de acidentes de trabalho na construção civil e a importância da qualificação dos trabalhadores foram temas discutidos no evento
O procurador-chefe Alessandro Santos de Miranda apresentou as ações e projetos desenvolvidos pelo Ministério Público do Trabalho no combate aos acidentes na construção civil durante o Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil. Realizado nessa terça-feira (12), em Brasília (DF), o evento foi organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
“Quando falamos sobre o meio ambiente de trabalho seguro, falamos sobre prevenção. Essa é uma prioridade para o Ministério Público do Trabalho, evitar acidentes, principalmente, os fatais. Combatemos, também, a precarização, com objetivo de garantir segurança e saúde aos trabalhadores expostos a situações degradantes”, afirma o procurador Alessandro Santos.
No Painel O que faz a construção no Brasil? mediado pelo jornalista Alexandre Garcia, o procurador destacou a necessidade do fortalecimento das entidades sindicais e a autonomia dos profissionais da área de saúde e segurança do trabalho na prevenção de acidentes. “É importante que as entidades sindicais e patronais assumam suas responsabilidades.”
O desembargador Mário Macedo Fernandes Caron, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, explicou que a educação é palavra-chave para a prevenção de acidentes. “Temos que cuidar da educação das novas gerações. Precisamos nos antecipar.”
O coordenador-geral de Normatização e Programas do Ministério do Trabalho e Emprego, auditor fiscal do Trabalho Rômulo Silva, revelou que a atuação interinstitucional pode contribuir positivamente para garantia do meio ambiente de trabalho seguro. “Olhando para o setor de segurança do trabalho, entendo que as parcerias estratégicas e as são ações efetivas têm potencial de modificar o ambiente de trabalho.”
Participaram do evento o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, o presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, deputado federal Benjamin Maranhão (SD-PB), o deputado estadual Antonio Ramalho (PSDB-SP), o diretor de Operações do Departamento Nacional do Sesi Nacional, Marcos Tadeu, além do líder do Projeto Segurança e Saúde no Trabalho da Comissão de Política e Relações Trabalhistas do CBIC, Haruo Ishikawa.